Campos do Jordão-SP



Situada a 1.700 metros de altitude, no coração da Serra da Mantiqueira , Campos do Jordão é uma cidade com características tipicamente européias. Seu clima de montanha é reconhecido como um dos melhores do país. Suas quatro estações são bem definidas, podendo-se observar cenários de grande beleza durante todo o ano. Venha desfrutar de seu ar puro e se deslumbrar com as suas matas e seu límpido céu azul.

Trem Turístico e Bonde Urbano


Administrados pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, idealizada no início do século pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, sua construção visava o acesso a então pequena vila de Campos de Jordão, para aproveitamento do clima na cura de doenças respiratórias. Construída em 1912, teve seus primeiros carros movidos a vapor, posteriormente a gasolina. Em 1924, foi eletrificada pela "The English Electric Co.". Atualmente a Estrada de Ferro Campos do Jordão está subordinada à Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e é uma ferrovia voltada integralmente para os serviços turísticos.


Bondinho


Andar no bondinho urbano é voltar ao passado. O passeio é muito agradável e permite uma visão completa da estrutura urbana de Campos do Jordão. A viagem de ida e volta dura 40 minutos, partindo da Estação de Vila Capivari (construída em estilo alpino), passando por Jaguaribe e Abernéssia, indo até a Parada São Cristovão do outro lado da cidade. Nos dias mais frios, deve-se levar um agasalho porque o vento pode ser cortante.
     Saída da Estação Emílio Ribas.


Passeio de Trem até Santo Antônio do Pinhal

Passa pelo trecho ferroviário mais alto do país, o Alto do Lageado (1.743 m), onde pode se ver peculiaridades da flora e fauna da Região.
     Saida da Estação Emilio Ribas (Capivari)


Morro do Elefante


Com 1800 m de altitude, encontra-se estacionada a primeira locomotiva (automotriz) que subiu a serra ligando as cidades de Pindamonhangaba e Campos do Jordão.


Teleférico


Também administrado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, o Teleférico foi inaugurado em outubro de 1972, sendo o primeiro do gênero no Brasil.


Pico do Itapeva


Itapeva em linguagem indígena significa Pedra Chata. O pico, que é o quinto mais alto do Brasil e tem 2.030 m de altitude. Ele está distante 14 km do Centro de Capivari, e o acesso se faz pela Vila Abernéssia. Apesar de estar situado no município de Pindamonhangaba, o Pico do Itapeva é na prática uma atração de Campos do Jordão.


ORQUIDÁRIO - Trilha de Orquídeas e Bromélias.


Há orquídeas de todo o mundo, desde "Sapatinhos de Vênus", do Himalaia, da Índia a famosa "Olho de Boneca", "Borboltas da Ásia", até a nacional "Chuva de Ouro" originária do Brasil. Mas visitar o lugar é mais que uma aula de respeito à natureza. Suas paisagens relaxam a mente, purificam a alma e fazem bem ao corpo.


Pedalinhos


Próximo ao teleférico encontra-se o lago dos pedalinhos onde podem ser passados momentos agradáveis junto da natureza.


Pedra do Baú


No alto da Serra da Mantiqueira, localiza-se a majestosa Pedra do Baú, com seus 1.950 metros de altitude. Embora pertença ao município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão, podendo ser vista de quase todo o município. Vários grupos organizam caminhadas para escalar a Pedra partindo de São Bento do Sapucaí e de Campos do Jordão.


Parque Pedra do Baú


A Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, começa a ter seu roteiro turístico explorado comercialmente a partir do mês de julho com a criação do Parque Ecoturístico do Baú. Trata-se de um parque privado que está se estruturando para desenvolver o ecoturismo a partir de investimentos feitos por patrocinadores. O projeto, que está sendo encabeçado pelos IEB (Instituto de Ecoturismo do Brasil) e Instituto Peabiru de Ecoturismo, recebeu patrocínios de R$ 200 mil da Timberland (representada no Brasil pela São Paulo Alpargatas), da Ford e da Motorola.