Guaratinguetá-SP



Museu Frei Galvão


Fundado em 1972, mantido pelo Centro Social de Guaratinguetá e pelos "Amigos do Museu" tem como patrono o franciscano Frei Antonio de Sant'Ana Galvão. Em seu acervo, telas imagens e móveis de Guaratinguetá de ontem e hoje. Com mais de 50.000 documentos catalogados sobre a história do município e região, divididos por assuntos. Paraça Conselheiro Rois Alves, 48, 2º andar – Centro Histórico.

Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves


Fundado em 1981, o prédio foi construído em taipa de pilão e passou a ser moradia do Conselheiro Rodrigues Alves quando de seu casamento em 1891. Em 1932, sediou a base da Cruz Vermelha e também de tropas federais. Sofreu sua última reforma em 1986, e atualmente conta com mobiliário, objetos pessoais e documentos do estadista. A casa do Conselheiro é o único Monumento Nacional tombado pelo IPHAN em Guaratinguetá e arredores.

Casa de Frei Galvão (1739)


Reformada por iniciativa particular em 1989 em comemoração dos 250 anos de seu nascimento, guarda memória do primeiro beato brasileiro. O material da reconstrução foi reaproveitado a partir do original, e um dado curioso é que só na ocasião foi instalado um sanitário, pois na época não existia sistema de escoamento de esgotos. A casa é tombada pelo município por seu valor histórico e por sua arquitetura que conserva o estilo Colonial da época. Rua Frei Galvão, 78.

Casa do Puríssimo Coração de Maria (1924)


Construído para ser um orfanato às meninas pobres, hoje é administrado pela Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Localizado em local de grande beleza paisagística, em seu jardim ergue-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (1921) e sua água abençoada, local de constantes romarias vindas de todas as partes do Brasil.

PASSEIOS ECOLÓGICOS



Tanto na Serra do Mar quanto na Serra da Mantiqueira vários são os pontos de interesse turístico: búfalos, garças, carros de boi, leite ao pé da vaca, pesqueiros e a beleza natural exuberante, espalhando-se pelos bairros da Pedrinha, Gomeral, Pilões (sopé da Serra da Mantiqueira), Piagui (colônia de imigrantes europeus, em especial italianos), Rocinha (caminho da Serra do Mar), Machadinho, Barragem dos Mottas.

Povoado de Pedrinhas


O acesso é feito pela Estrada Vicinal Tancredo Neves. São 19 km de asfalto. O trajeto é bastante bucólico, marcado por antigos casarões de fazendas, pequenos sítios, criação de gado, etc. No povoado encontra-se um pequeno núcleo rural com infra-estrutura básica para a comunidade.

Povoado do Gomeral


A partir do povoado de pedrinhas, o acesso se denomina Estrada Parque José Jorge Boueri, e são 36 km de terra até o Horto em Campos do Jordão. De Pedrinhas a Gomeral o percurso é de apenas 17 km, e a paisagem neste trecho da estrada já toma contornos de uma região serrana, marcada pela presença de altos picos e colinas com mata exuberante. A altitude de aproximadamente 1600 metros privilegia a vista das cidades de Guaratinguetá e Aparecida.

Queda D'Água


Na beira da Estrada Parque José Jorge Boueri a 17 km do povoado de Pedrinhas, é um atrativo de beleza cênica, pois propicia apenas a observação da beleza natural do local. Cachoeira da Onça (Estrada Parque José Jorge Boueri até o truteiro de Gilberto Felippo, pegando uma estrada de terra) – queda d'água de 20 metros e cuja parte escavada forma um poço de 12 metros de diâmetro. Trilha da Pedra Grande do Gomeral (Estrada José Jorge Boueri – o acesso se dá por uma trilha em frente a Pousada D'Anna, cuja altitude é de 1250 m, e a subida de mais ou menos 800 m) – trilha com vegetação remanescente da Mata Atlântica até a base da pedra. Pico rochoso não muito alto que propicia bela visão do municípios ao redor. Atividades recomendadas: caminhadas nas trilhas e percursos rasos dos ribeirões, banho de cachoeiras, alpinismo, rapell, raid de jeep, asa delta, paraglider, passeios de bike. A partir do truteiro pode-se encontrar diversas trilhas com pequenas quedas d'água. Para atividades de asa delta e paraglider, os locais mais propícios são o paredão localizado acima da igreja de São Lázaro (no Gomeral) e o paredão localizado na Fazenda Esperança (Pedrinhas/ Taquaral).

Colônia do Piagui


Caracterizado como o "cinturão verde" da cidade, em sua paisagem predominam as plantações de arroz e hortaliças. Caixa d'água - inaugurada em 1897, com visão panorâmica de Guaratinguetá. Sua construção data de 1897 e lembra uma pequena fortaleza. De lá têm-se uma vista espetacular da cidade, servindo como mirante.

Trilhas dos Pilões


Acesso pela Estrada dos Pilões até o início da Fazenda Pan Brasil em direção a São Francisco dos Campos no município de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais. Trilha histórica utilizada no ciclo do ouro, a subida através das escarpas da Serra da Mantiqueira é pesada, variando de 4 a 5 horas. Tem vasta vegetação entrecortada por riachos e cachoeiras. Foi implantado pelas Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Esporte e Turismo, um Projeto de Turismo Rural e Ecológico, que visa, em parceria com a iniciativa privada, a incrementar a atividade turística já existente na região, incentivando a criação de um roteiro turístico atrelado à produção agrícola e às belezas naturais.